ESPECIAL HANNIBAL LECTER │30 anos da adaptação de O Silêncio dos Inocentes para o cinema

Siga e Compartilhe:

Histórias de investigação de crimes cometidos por serial killers fazem sucesso tanto nos livros quanto no cinema. O mistério que envolve descobrir quem é o assassino, se ele possui algum transtorno psicológico e os motivos que o levaram a cometer tal crime, atiçam a curiosidade das pessoas, pois é natural do ser humano querer saber o motivo das coisas.

O primeiro filme a usar de desvios psicológicos como motivo para o assassino cometer seus crimes foi Psicose (1960), filme de Alfred Hitchcock. Apesar dos crimes cometidos por Norman Bates (Anthony Perkins), se encaixarem na definição, o termo “serial killer” ainda não era usado para nomear tais assassinos, pois só foi criado pelo então agente do FBI  Robert K. Ressler na década de 1970.

Ressler é que é um dos autores do livro Mindhunter Profile: Serial Killers e também inspirou a série Mindhhunter da Netflix, que é baseada em outro livro de true crime de mesmo nome, do seu colega John Douglas. Ele também trabalhou como consultor de Thomas Harris quando escreveu O Silêncio dos Inocentes, ajudando a traçar o perfil do assassino canibal Hannibal Lecter.

O Doutor Hannibal Lecter ou Hannibal, O Canibal, é um personagem criado pelo autor estadunidense Thomas Harris, que faz sua primeira aparição no livro O Dragão Vermelho (1981)¹. A série do cirurgião e psiquiatra tem 4 livros: O Dragão Vermelho, O Silêncio dos Inocentes (1988)¹, Hannibal (2000)¹ e Hannibal: A Origem do Mal (2006)¹. Todos os livros da quadrilogia foram adaptados para o cinema. 

No cinema, o primeiro longa que mostra o Dr. Lecter é o suspense Manhunter (Caçador  de Assassinos), filme de 1986¹ escrito e dirigido pelo cineasta Michael Mann, baseado no romance Dragão Vermelho. Nessa adaptação, Hannibal é um personagem secundário que ajuda o investigador Will Graham (William Petersen) a traçar o perfil de um serial killer conhecido como Fada do Dente e é interpretado pelo ator Brian Cox. Esse é considerado um dos melhores filmes de suspense dos anos 1980. 

READ  FILMES | Quinto filme da franquia Pânico estreia nos cinemas na próxima quinta-feira (13)

Mas foi com O Silêncio dos Inocentes (1991)¹, adaptação do livro homônimo, que o Dr. loijkçjk ficou mais famoso. Interpretado pelo ator Anthony Hopkins, neste filme vemos o quão inteligente, manipulador e sedutor o médico serial killer e canibal é. Seus gostos são extremamente requintados, ele é extremamente culto, amante das artes e da gastronomia, além de muito rico, já que ele vem de uma família nobre da Lituânia. Hannibal, mesmo preso, usa dessa armadura de homem culto para manipular todos à sua volta o tempo inteiro.

Anthony Hopkins como Hannibal Lecter,

 

Neste filme, acompanhamos jovem aspirante à agente do FBI Clarice Starling, interpretada por Jodie Foster, em sua busca por um serial killer que possui um modus operandi muito peculiar. Ela foi a escolhida pelo seu supervisor Jack Crawford (Scott Glenn) para entrevistar o um terrível, inteligente e violento criminoso, um notório canibal, com a intenção de obter informações que levem à captura de um assassino em série que está solto, matando mulheres. Como elemento de ligação entre os crimes, apenas uma inusitada pista: casulos de uma mariposa tropical eram encontrados na garganta das vítimas.

A interpretação de Anthony Hopkins é tão incrível, que ele ganhou um Oscar de Melhor Ator pelo papel. 

Falando em premiações, este é considerado o filme de terror mais bem sucedido da história do cinema, aclamado desde a sua estreia e por ser o  primeiro a vencer o Oscar de Melhor Filme no ano de 1992. Além disso, o filme também levou as estatuetas de Melhor Atriz para a Jodie Foster, Melhor Diretor para Jonathan Demme e Melhor Roteiro Adaptado para Ted Tally.

O Silêncio dos Inocentes vai muito além da narrativa do terror psicológico. Todo o enredo é um convite ao expectador para entender como a natureza humana é complexa e do que as pessoas são capazes de fazer para atingir os seus objetivos.

READ  SÉRIES | Novos nomes são adicionados ao elenco de Invencível

A interação entre Hannibal e Clarice é tão intensa e a maneira como o Hannibal consegue entrar na cabeça de Clarice fazer com que ela conte lhe o que ele quer, é surreal. E durante todo esse processo, ele está preso em uma cela especial para que não tenha nenhuma espécie de contato físico com ninguém e mesmo assim é como se ele pudesse tocar Clarisse só com o olhar. 

Jodie Foster como Clarice Starling.

 

O filme possui quase duas horas de duração e em todo o tempo você vai se senti tenso e, às vezes, torcer para que Hannibal escape da prisão. É estranho esse sentimento de torcer por um assassino e até desejar que haja algum tipo de romance entre o assassino psicopata canibal e a jovem agente do FBI, mas é para isso que esse tipo de filme é feito: confundir o telespectador. 

Enquanto nesse filme Hannibal está preso e não sabemos muito sobre como ele foi parar atrás das grades, a série Hannibal (NBC, 2013 – 2015)¹ é uma nova adaptação do livro Dragão Vermelho, que narra a história de Hannibal enquanto ele ainda era psiquiatra e consultor do FBI para traçar o perfil psicológico de criminosos. 

Elenco deHannibal. Foto Reprodução:NBC.

 

Nesta série magnífica, Hannibal é interpretado por Mads Mikkelsen e é descrito como um brilhante psiquiatra forense e ex-cirurgião, serial-killer canibal, erudito e culinário. Sim, vemos que além de comer suas vítimas, ele ainda fazia grandes jantares em sua casa para a alta sociedade e servia carne humana aos convidados. Mads faz um Hannibal ainda mais sedutor e cruel e, durante todo o tempo, nos pegamos torcendo por ele porque ele é ele, é incrivelmente bonito e encantador.

Junto de Hannibal, temos o outro protagonista, Will Graham interpretado por Hugh Dancy. Will é um talentoso professor e Agente Especial do FBI, é como se ele fosse um John Douglas ou  um Robert K. Ressler da ficção. Ele possui uma forma peculiar de enxergar as cenas e entender como ocorreu o crime e os comportamentos dos assassinos. Ao longo da série, Hannibal foca muito na peculiaridade de Will e como a maior diversão dele é manipular pessoas, ele quer ver até onde Will pode chegar.

READ  CRÍTICA | A Guerra do Amanhã, a nova ficção científica da Prime é cheia de efeitos fantásticos

Hannibal (Mads Mikkelsen) e Will (Hugh Dancy). Foto Reprodução:NBC. 

 

A série foi muito bem recebida pela crítica e aclamadíssima pelo público, com a fotografia mais bonita que já assisti na minha vida (e só minha opinião importa), trilha sonora super imersiva, sem falar nas atuações magníficas. Infelizmente, chegou ao fim na sua terceira temporada, com um final ambíguo e com espaço para uma possível continuação.

Vira e mexe, quando perguntados sobre Hannibal, produtores, diretores e os atores envolvidos no projeto, dizem querer retomar a série, mas até o momento, só temos o desejo. Sim, essa autora que vos escreve é muito cadelinha de Hannibal, especialmente da série, e nunca superou o final.

No momento, a série Hannibal não está em nenhum serviço de streaming, mas ela vai e volta ao catálogo da Netflix várias vezes. 

O filme O Silêncio dos Inocentes está disponível no Telecine Play.

O filme Dragão Vermelho está disponível na Netflix.

O filme Hannibal está disponível no Telecine Play.

O filme Hannibal: A Origem do Mal não está disponível em nenhum streaming.

E aí, curtiram o textão? Compartilhem com quem vocês sabem que gosta de Hannibal! 

¹ O ano de lançamento dos livros e filmes citados neste texto são de quando foram lançados nos EUA. 

Autor do Post:

Jessica Rodrigues

administrator

Darkzera do cerrado tocantinense, apaixonada por terror e romances boiolinhas, às vezes podcaster e, definitivamente, louca das plantas e dos gatos.

    Rate article