No começo do mês de março os fãs de música sul-coreana se depararam com um acontecimento surreal. Músicas de diversos grupos de K-POP (e até mesmo as famosas ‘OSTS’, trilha sonoras dos k-dramas) ficaram indisponíveis na plataforma Spotify.
Acontece que o streaming de música não conseguiu acordo com a Kakao M, empresa sul-coreana responsável pela carreira de centenas de artistas do gênero. Isso fez com que dezenas de grupos perdessem os ‘plays‘ acumulados pelos fãs, por exemplo o grupo Seventeen inclusive perdeu algo na faixa de 1 bilhão de streams.
boy group; Seventeen
O que dificultou o acordo entre as empresas é o fato de que a Kakao M é dona do streaming mais popular na Coréia do Sul, MelOn. A empresa não queria abrir mão e “autorizar” outra empresa tão grande quanto entrar em seu território.
Felizmente, para a alegria de milhares de fãs, hoje (11) as empresas realizaram um acordo e a Kakao M renovou seu contrato com Spotify, fazendo com que músicas de grupos como Monsta X, Seventeen, MAMAMOO e GFRIEND retornassem a plataforma ocidental.
“As duas empresas concluíram as negociações sobre a renovação do seu contrato de licenciamento global. Com isso, o conteúdo da Kakao Entertainmentestará disponível em todos os territórios do Spotify, incluindo na Coreia do Sul”, disseram as empresas, em comunicado.
Essa é uma ótima notícia, visto que o público do Spotify que consume a música sul-coreana consiste em mais de 345 milhões de ouvintes em 170 países ao redor do mundo.
Autor do Post:
Ludmilla Maia
administrator
25 anos. Criadora e uma das fundadoras da Tribernna, escrevo pra internet desde 2016. Amo podcast como amo cultura asiática e heróis. Nas horas vagas, concurseira e bacharel em direito.
Um dia eu te conto o que significa o nome “Tribernna”.