ESPECIAL LOKI | 10 easter-eggs e referências presentes no primeiro episódio

ESPECIAL LOKI | 10 easter-eggs e refer^encias presentes no primeiro epis'odio image 0 3T INDICA
Siga e Compartilhe:

A nova produção da Marvel em parceria com a Disney+ estreou nesta quarta (09), trazendo novamente ao foco principal o vilão favorito de muitos, Loki.

A série se passa logo após os acontecimentos de “Vingadores: Ultimato“, no exato minuto quando Loki foge após roubar o Tesseract dos Vingadores que voltaram ao passado….Mas pra saber mais sobre como foi o episódio, leia nossas primeiras impressões aqui.

Dentre os 50 minutos do primeiro episódio de “Loki” há diversas cenas que remetem a acontecimentos e fatos do universo Marvel, não só do cinema, mas como dos quadrinhos. E é por isso que hoje separamos 10 delas para vocês!

É claro que essa matéria está cheia de spoilers! Leia por sua conta e risco.

 

O COMEÇO DO MCU

Logo após a cena de abertura, que recapitula o que aconteceu em “Vingadores: Ultimato” com Loki, a primeira cena da série mesmo é do vilão em um grande deserto na Mongolia.

Isso te lembra alguma coisa? Sim, “Homem de Ferro” de 2008, o filme que marcou o grande começo do MCU. Há dois momentos distintos do filme que valem lembrar, tanto na cena inicial quando o Stark está caído no chão cheio de destroços e também a cena final correndo em busca de resgate. A diferença entre as cenas é que para Tony foi o nascimento de uma lenda, já Loki… o inicio de sua sentença.

READ  SÉRIES | “Friends: The Reunion” ganha trailer emocionante

GUARDIÕES DO TEMPO

Em um vídeo introdutório (grande sacada da Marvel para apresentar ao público um lado dos quadrinhos que os fãs dos filmes ainda não tinham visto), é explicado como funciona a AVT, Autoridade de Variação Temporal.

Dentro da explicação histórica e burocrática que a narrativa cria, os Guardiões do Tempo ganham um destaque, é claro eles que são responsáveis por deixar tudo em ordem na nossa linha temporal.

Nos quadrinhos eles apareceram originalmente de maneira semelhante para defender a linha do tempo, mas são criados pelo He Who Remains, o último diretor da agência, em resposta a um experimento fracassado que resultou em uma raça de monstro que ameaçou a existência do multiverso.

A introdução deles já é um ótimo indicio para a possibilidade da Marvel explorar nos cinemas e séries o multiverso, incluindo equipes como X-Men e Quarteto Fantástico. Assim esperamos!

EVENTOS NEXUS

Nesse vídeo introdutório que eu acabei de mencionar, é mencionado uma palavrinha já conhecida pelos fãs da Marvel. O evento nexus.

Nos episódios finais de WandaVision foi explicado que Wanda, a Feiticeira Escarlate, é um “Ser Nexus” capaz de conectar diferentes dimensões. Isso deve ganhar mais destaque na próxima aparição da Feiticeira em Doctor Strange in the Multiverse of Madness.

AGENTE COULSON 

Em um determinado momento do episódio há um grande flashback sobre a vida de Loki e seus feitos (além de seu futuro até o momento de sua morte). E entre cenas de sua vida pessoal e o relacionamento com sua mãe, pai e até seu irmão Thor, há uma pessoa do universo Marvel que ganhou um destaque.

Depois de tantos anos esquecido pelo MCU, mas vivíssimo durante as 7 temporadas da série (excluída do universo compartilhado) Agents of S.H.I.E.L.D, o agente Caulson (Clark Gregg) foi declarado morto de vez no universo cinematográfico. 

READ  GAMES | Confira o primeiro trailer de ‘Vampire The Masquerade: Bloodlines 2’

MEPHISTO?

Depois de passarmos o começo do ano de 2021 fazendo inúmeras teorias sobre a possível aparição de um dos vilões mais medonhos e poderosos do Universo Marvel…Não é dessa vez que veremos ele!

Ao investigar o assassinato de um colega de trabalho, Mobius (Owen Wilson) interroga uma criança que testemunhou o crime. A criança em questão aponta para a vidraça de demônio ao relatar o responsável pelo crime.

Kate Herron, diretora de Loki, disse à Entertainment Tonight:

 “É uma referência ao Loki – os chifres, o banimento do paraíso, é uma referência a isso. Nós filmamos isso há muito tempo – WandaVision provavelmente estava em pós-produção quando rodamos isso. Aí vi toda a discussão online e falei ‘bom, isso vai ser interessante’”.

Ou seja, chega de procurar o Mephisto onde não tem, não vamos entrar nessa novamente. Ok?

PESADELO

Na mesma cena da referência anterior, a criança testemunha dá ao Mobius (Owen Wilson) uma embalagem de chiclete chamado Kablooie.

Se você reparar bem a embalagem parece com um rosto conhecido, o do Pesadelo, responsável pela dimensão dos sonhos nos quadrinhos. Inclusive há uma possível referência a ele em um diálogo entre Mobius e Loki, onde o vilão diz que a agência é um pesadelo e agente responde que “esse é outro departamento”.

DB COOPER 

Dentre os flashbacks que acontece no episódio, um dos melhores definitivamente é o que envolve uma aposta entre Thor e Loki. 

Essa cena é claramente uma referência ao DB Cooper. Um dos casos mais misteriosos do mundo, que até hoje não tem uma solução… quer dizer agora tem!

Em 24 de novembro de 1974, DB sequestrou um avião com destino a Seattle e pediu de resgate uma grande quantia de dinheiro. O ladrão, obviamente, fugiu ao pular do avião, porém nunca foi encontrado.

READ  CRÍTICA | ‘Mães Paralelas’ une um dilema irresolúvel a aspectos da natureza humana

MAGIA, AQUI NÃO!

Durante sua quase fuga, Loki explora as salas da AVT e acaba entrando em um escritório onde diversos agentes trabalhando normalmente.

Focado em achar seu Tesseract, Loki acaba encontrando não só o seu objetivo mas também as Joias do Infinito, que provavelmente são variantes de outras linhas do tempo. E é nesse momento que o vilão descobre também que a magia realmente não funciona ali, ou seja aquilo tudo acaba virando entre eles peso de papel (literalmente).

Além disso, há outros easter-eggs na gaveta, como algo parecido com uma tecnologia muito antiga do reator de Tony Stark e um objeto que tem algum tipo de escrita mística como poderíamos ter visto em Kamar-Taj do Doutor Estranho.

MULTIVERSO

Após ver sua vida inteira passando diante de seus olhos, literalmente, a fita do filme passa diante da tela bem rápido. Mas como sabemos, nada é por acaso.

É possível ver a frase “ETH-616” escrito. Essa é uma referência para a Terra-616, o universo primário e principal da Marvel nos quadrinhos, onde a maioria de suas histórias acontecem.

INVASÃO SECRETA

Assim que Loki é capturado e chega a AVT é possível ver bem rápido, no canto da tela, uma presença já conhecida no Universo Compartilhado Marvel.

Se você observar no canto direito da imagem acima é possível ver um Skrull sendo preso. Essa não é a primeira vez que vemos um Skrull em produções da Marvel. Além de Capitã Marvel, a espécie alienígena já apareceu em  Homem-Aranha: Longe de Casa e também em WandaVision. Seria este modo da Marvel introduzir aos poucos Invasão Secreta?

E você percebeu outra referência bacana no episódio que faltou na nossa lista? Deixe nos comentários.

Autor do Post:

Ludmilla Maia

administrator

25 anos. Criadora e uma das fundadoras da Tribernna, escrevo pra internet desde 2016. Amo podcast como amo cultura asiática e heróis. Nas horas vagas, concurseira e bacharel em direito.

Um dia eu te conto o que significa o nome “Tribernna”.

    Continue Reading

    Previous: SÉRIES | Gravações de “Daisy Jones and The Six” começam em Setembro
    Next: FILMES | Jameela Jamil é confirmada como vilã em She-Hulk
    Rate article