3T INDICA | Das prateleiras da Tribernna: 6 livros com excelentes adaptações

Siga e Compartilhe:

Todo mundo sempre diz que os livros são melhores que as obras que as adaptam. Eu concordo que isso quase sempre é verdade. Sim, quase! É um sacrilégio falar que alguns filmes são melhores que os livros, mas, às vezes, encontramos exceções que superam as expectativas. E é justamente sobre elas que quero discutir hoje!

O jovem autor que vos fala selecionou 6 livros da própria estante como recomendações para os fãs que, assim como eu, AMAM ler um livro e ir correndo ver o filme (ou série) que o adaptou para as telas! Eu prometo selecionar apenas as adaptações que fazem jus à obra original e rezo para que não me apedrejem na rua.

Objetos Cortantes, por Gillian Flynn

Table of Contents

Camille Preaker é repórter em Chicago e, a pedido de seu editor, retorna a sua pequena cidade natal para investigar um mistério a cerca da morte de uma menina e o desaparecimento de outra. Hospedada na casa da família, Camille precisa reaprender a conviver com a mãe, o padrasto e a meia-irmã, além de lidar com as memórias difíceis de sua adolescência que quis tanto esquecer. Para terminar seu trabalho, manter a sanidade intacta e sobreviver a Wind Gap, Camille terá que montar o quebra-cabeças psicológico de seu passado e confrontar o que lhe aconteceu anos antes.

Esse estupendo thriller de tirar o fôlego escrito pela mesma autora de Garota Exemplar tange assuntos delicados como família tóxica, automutilação e traumas trazidos da adolescência. As investigações de Camille revelam o lado mais podre das pessoas, o qual consegue se esconder mesmo dentro das cidades mais pitorescas e das vizinhanças mais amigáveis.

Intenso, forte, detalhista e chocante, Sharp Objects foi adaptado para a televisão em formato de minissérie com selo HBO de qualidade! Amy Adams dá vida a Camille Preaker ao lado de Patricia Clarkson numa das adaptações mais fiéis que eu já vi. Os roteiristas copiaram até mesmo alguns diálogos do livro!!!

Consagrada como uma das maiores escritoras de suspense da atualidade, Gillian Flynn vai devorar todo o seu tempo livre e te deixará noites em claro pensando em suas palavras afiadas como navalhas.

Hey, não é a mesma garota doIt – A Coisa?

Garota Exemplar, por Gillian Flynn

Amy Dunne desapareceu. No dia de seu quinto aniversário de casamento, seu marido, Nick, encontra a casa revirada e nem sinal da esposa. Nick imediatamente chama a polícia, mas logo as suspeitas recaem sobre ele. Exibindo uma estranha calmaria e contando uma história diferente da relatada por Amy em seu diário, Nick parece cada dia mais culpado. À medida que as revelações sobre o caso se desenrolam, fica claro que a verdade não é o forte do casal.

E por falar em Garota Exemplar, olha ela aqui de novo. Esse foi o livro (e também filme) que jogou o nome de Gillian Flynn nos holofotes. Elogiado pelos grandes jornais e revistas de Nova York, esse outro thriller de Gillian é tido como leitura obrigatória para os amantes do suspense e da psicologia. De roer as unhas!

Seguindo o exemplo anterior, a autora toca em assuntos complicados e pesados de se discutir com uma maestria excepcional! Casamento, mentiras, expectativas e ilusões são os principais instrumentos orquestrados para representar as metáforas mais viscerais postas numa página. Por vezes, precisei parar a leitura para absorver o quão cruel são as palavras contidas nesse volumoso mistério.

Adaptado para o cinema sob a direção de David Fincher (Clube da ****, Se7en) e estrelado por Ben Affleck (Liga da Justiça) e Rosamund Pike (Orgulho e Preconceito, Eu me Importo), o filme narra os acontecimentos do livro com muita fidelidade; e o telespectador se depara com um casamento tão assustador que pensará 5 vezes antes de considerar sequer morar junto de outra pessoa.

Hey! Essa não é a música deUm Lugar Chamado Notting Hill?

As Crônicas de Gelo e Fogo, por George R. R. Martin

Em uma terra onde o verão pode durar décadas e o inverno toda uma vida, o frio está de volta. Nas florestas ao norte de Winterfell, forças sobrenaturais se espalham por trás da Muralha que protege a região. No centro do conflito estão os Stark, uma família tão áspera quanto as terras que lhe pertencem. George R. R. Martin narra uma história de lordes, damas, cavaleiros, assassinos e bastardos. Entre disputas por reinos, tragédias e traições, o destino dos Stark, seus aliados e inimigos é incerto. Mas cada um está se esforçando para ganhar a mortal guerra dos tronos.

Já não é surpresa para ninguém que Game of Thrones foi o maior sucesso televisivo da década passada. A família Real da Inglaterra assistiu. Barack Obama pediu aos criadores da série para ver a 6ª temporada antes da estreia mundial. E todos os fãs gritavam loucamente em bares espalhados pelo mundo na exibição do 9º episódio de cada temporada! Saudades de antes da pandemia né minha filha?!

READ  K-NEWS | Song Hye Kyo protagonizará um drama do mesmo roteirista de “Descendants of the Sun”

A guerra dos tronos uniu tantos fãs quanto possível numa das obras mais complexas também assinada pela HBO. Em termos de adaptação, a série fez o possível para pegar o máximo de detalhes dessa história tão rica e inserir em quase 10 horas por temporada. Recordista em prêmios técnicos, roteiros e atuações, o universo da canção de gelo e fogo está sentado do ladinho de O Senhor dos Anéis.

Acredite quando eu digo: você vai gritar com essa história que não possui pena de nenhum protagonista! Ninguém está a salvo nos 7 reinos.

Hey! Não é a moça deUma Noite de Crime?

Jogos Vorazes, por Suzanne Collins

Em um futuro distópico, uma nova nação chamada Panem surge formada por 12 distritos e comandada com mão de ferro pela Capital. A sua forma de demonstrar poder é através dos Jogos Vorazes: uma competição anual em que um garoto e uma garota de 12 a 18 anos de cada distrito são selecionados para lutar até a morte. Para evitar que sua irmã seja vítima dos Jogos, Katniss se oferece como tributo em seu lugar. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Está aberta a 74ª edição dos Jogos Vorazes!

Se você passou pela década passada e não encontrou pelo menos um fã doido de Jogos Vorazes tentando te convencer a ver os filmes ou ler os livros, eu tenho uma pergunta para você: onde é que você vive?? Composta por 4 livros, a saga distópica de Katniss Everdeen contra a tirania da Capital conscientizou mentes jovens e introduziu política para adolescentes de um jeito singular e acessível.

A história foi adaptada em 4 filmes que foram sucesso de crítica e público, com um 5º programado para adaptar o novo A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes, o qual se passa antes da trilogia principal. Estrelada pela vencedora do Oscar, Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson e Donald Sutherland, os longas ficaram tão poderosos que influenciaram protestos políticos contra o governo facista na Tailândia em 2014.

Apesar do cenário teen, os livros, assim com os filmes, estão longe de serem infantis. A guerra contra a Capital é brutal e não haverá misericórdia. Os Jogos estão apenas começando! E que a sorte esteja sempre a seu favor.

Para se aprofundar mais no universo de Jogos Vorazes e relembrar detalhes que talvez tenham passado despercebidos, leia nosso artigo sobre As flores no universo de Jogos Vorazes.

Hey, não é a criança doViagem ao Centro da Terra? Eu estou ficando velho mesmo?

Desventuras em Série, por Lemony Snicket

O desagradável livro que você tem em mãos conta a história de três crianças muito sem sorte. Apesar de encantadores e inteligentes, os irmãos Baudelaire levam uma vida esmagada por aflições e infortúnios. A infelicidade segue seus passos, como se eles fossem ímãs que atraíssem desgraças.

Se você não conhece a história dos órfãos Baudelaire, nem pelo filme que adaptou suas crônicas em 2004, nem pela série de 3 temporadas da Netflix, sinto-me no dever de alertá-lo que é preferível que não a conheça. A saga de desventuras das 3 crianças Violet, Klaus e Sunny contém 13 livros com as mais variadas desgraças que 3 crianças podem passar num mundo de adultos.

Contada por um narrador-detetive com um humor irônico e triste ao mesmo tempo, Desventuras em Série é uma das melhores histórias já criadas para crianças (adultos também, recomendo dobrado). Emocionante, divertida e acolhedora, os livros já foram adaptados duas vezes: uma em filme (o qual adaptou os 3 primeiros livros), com o Jim Carrey no papel do “revoltante, gosmento e pérfido” Conde Olaf, e outra em série, com o Neil Patrick Harris (o Barney de How I Met Your Mother) no papel do desprezível vilão.

READ  SÉRIES | 3ª temporada de “Sex Education” ganha trailer

Apesar do número assustador de volumes, cada livro é super fininho e possui uma leitura muito gostosa. Para se devorar cada livreto em um ou dois dias! Essa é a única saga que eu ainda não terminei. Talvez por medo de não ter um final feliz com o autor sempre lembra ao leitor. “É melhor não olhar…”

HEY! O Conde Olaf por acaso não estava emGarota Exemplar?

Fronteiras do Universo, por Philip Pullman

O mundo de A Bússola de Ouro é muito parecido e diferente do nosso. Ciência e religião se confundem, a alma vive fora do corpo sob a forma de um animal: o daemon. E existe um objeto capaz de responder qualquer pergunta, embora ninguém consiga ler as respostas. Lyra tem 12 anos e mora na Faculdade Jordan, em Oxford. E então, crianças começas a desaparecer. Experimentos em laboratórios no norte, partículas elementares e pesquisadores mortos: nada disso deveria afetar a vida de Lyra, até que seu melhor amigo desaparece. Para encontrá-lo, Lyra andará entre feiticeiras, ursos de armadura e descobrirá as fronteiras do seu próprio universo – e de outros além dele.

Definitivamente essa é a minha trilogia predileta. Tida como a melhor trama de fantasia do século XX e como um dos 100 livros que exigem sua leitura antes de morrer, Fronteiras do Universo é uma saga brilhante e estupenda que encanta qualquer ser humano que se atreva a entrar nesse universo (ou universos) mágico.

Philip Pullman introduz assuntos extremamente delicados para crianças e adultos com maestria e bastante criatividade. Sua abordagem em temáticas como autoridades, religião, ciência e filosofia é poderosíssima e faz jus ao status de clássico contemporâneo. A história é FANTÁSTICA, com todas as letras em caps lock!

Mas devo alertá-lo, caro leitor, que o terceiro e último volume da saga possivelmente será a coisa mais emocionante que você lerá na vida. Essa é uma daquelas literaturas que exigem dias para absorver sua grandiosidade e que o fará sentir desgosto por não encontrar nenhum livro à altura.

Numa débil tentativa de preencher o vazio deixado após a finalização de O Senhor dos Anéis, a Warner e a New Line Cinema adaptaram o primeiro volume, A Bússola de Ouro, em um filme com um elenco de peso, incluindo Nicole Kidman e Daniel Craig. Infelizmente, por pressões de grupos religiosos conservadores e da própria Igreja, o roteiro sofreu drásticas mudanças e originou um filme fraco, longe da magnificência que a história merecia.

Felizmente, mais de uma década após o lançamento do filme, a HBO em parceria com a BBC criou uma série que adapta os 3 volumes de modo fiel e digno. Embora pouco reconhecida, a série intitulada His Dark Materials possui nível de qualidade Game of Thrones para cima. De todos, essa talvez seja minha indicação preferida. E lá vou eu reler de novo!!

Hey, não é a X-23 deLogan? E o Magneto?

Falar sobre minhas obras preferidas sempre causa um quentinho no coração. E eu me recuso a ser o único humano que já leu Fronteiras do Universo e Garota Exemplar. Deixa aqui nos comentários qual sua obra preferida das listadas acima, qual ficou de fora e qual tem que estar numa possível parte 2.

E na sua opinião: qual a melhor adaptação que você já viu? Jogos Vorazes: Em Chamas segue como parâmetro para medir o nível de fidelidade e não choca ninguém.

HEY!! Vai sair mesmo sem deixar um comentário?

Autor do Post:

Matã Marcílio

administrator

Um pré-fisioterapeuta nordestino que, perdido no mar das incertezas, fez das palavras seu refúgio. Um pouquinho mais de duas décadas de leitura e sedentarismo causado pelo prazer de deitar em frente a um espelho negro e observar toda a glória do homo sapiens ao escapar da realidade terrivelmente entediante. “Jojo Betzler. Hoje, só faça o que puder.”

    Continue Reading

    Previous: CRÍTICA | Mundo em Caos possui o todo o caos do mundo no próprio roteiro
    Rate article