RESENHA | “Os Rituais de Natal da Bruxa Salete” e a importância das tradições

Siga e Compartilhe:

Sim, eu sei que já passou o período do Natal. No entanto, vamos fingir que o período se encerra hoje, ok? Isso, neste domingo mesmo, dia 9 de dezembro. Afinal, muita gente ainda está nessa onda de “fim/início de ano” e eu não poderia deixar de falar de um conto tão gostosinho quanto “Os Rituais de Natal da Bruxa Salete”, escrito e liberado gratuitamente pelo autor Pablo Praxedes.

Para início de conversa, é bom deixar claro que o conto faz parte de um universo maior, que já conta com dois livros: “A Poção do Amor” e “A Botija do Fantasma”, e se chama “As Bruxas do Meu Quintal”. Mesmo assim, o conto é totalmente independente, com o formato de uma carta da Bruxa Salete para “quem estiver lendo”, como ela inicia o texto.

Dito isso, o conto é curto, com menos de 10 páginas, mas, ainda assim, bastante fofo, possibilitando que o autor também conheça um pouco a escrita de Pablo Praxedes. A protagonista Salete relembra, na carta, alguns momentos que dividiu com a sua mãe durante os períodos natalinos.

Logo no começo do conto, ela admite que os últimos anos não estão sendo fáceis – acredito que, até mesmo, para nós, meros mortais, que já estamos enfrentando a pandemia de coronavírus por quase dois anos. No entanto, Salete destaca seus pequenos e quase “insignificantes” rituais que a fazem sentir-se melhor durante o Natal.

Em determinado momento, a protagonista destaca um ensinamento que, principalmente os jovens, tendem a esquecer: tudo na vida tem o seu tempo. O tempo cura as feridas e leva as coisas ruins embora, mas também traz saudade, dores, ensinamentos, entre tantas outras coisas.

READ  K-NEWS | Shin Hyun Been e Song Joong Ki irão estrelar um drama de fantasia juntos

É justamente neste momento, falando sobre o tempo, que Salete destaca a importância que os seus próprios rituais, criados sozinha ou com a sua “mainha”, tem para ela:

“Meu Natal não tem nada de interessante, você deve estar pensando, né? Eu até concordo, mas quando penso nas sensações que esses pequenos rituais me dão, um sorriso nasce no meu rosto igualzinho o sol nascendo nas manhãs”, escreve Salete em sua carta.

Os Rituais de Natal da Bruxa Salete” é um conto curto, mas com uma bela mensagem a ser transmitida: que preservemos rituais, mantenhamos o que nos faz bem, por menor que seja, com aqueles que amamos ou apenas conosco. Que sejamos autossuficientes e felizes à nossa maneira. Com essa pequena resenha deste belo conto, desejo a todos um excelente ano de 2022.

Avalie a produção!

Autor do Post:

Henrique Schmidt

administrator

O louco dos livros, filmes, séries e animes. Talvez geek, talvez nerd, talvez preguiçoso, mas com certeza jornalista

    Continue Reading

    Previous: RESENHA | “Um Natal Cadavérico” e de dedos apontados
    Rate article