CRÍTICA | ‘Cyrano’: um clichê elevado ao nível da excelência

Siga e Compartilhe:

Concorrendo na categoria de Melhor Figurino do Oscar 2022, ‘Cyrano‘, do diretor Joe Wright, conhecido pela sua filmografia cheia de altos e baixos, é um musical romântico baseado na peça de mesmo nome de 2018 que, por sua vez, é baseada na peça ‘Cyrano de Bergerac’, de Edmond Rostand. Repleto de bons momentos, o filme faz jus ao material original e dá a Wright parte de seu prestígio já “desgastado”.

O longa narra um triângulo amoroso vivido por Cyrano (interpretado por Peter Dinklage), um poeta à frente de seu tempo; Roxanne (Haley Bennett), sua fiel amiga;  e Christian (Kelvin Harrison, Jr.), paixão à primeira vista de Roxanne. Por não se sentir bem com sua aparência, Cyrano julga que não terá o amor da personagem vivida por Haley, ajudando Christian a conquistá-la através de seus poemas.

Para quem está com saudades de ‘Game of Thrones‘ e o personagem Tyrion Lannister, este longa é imperdível: Peter Dinklage está impecável como Cyrano, embora o papel remeta bastante ao que o ator já havia feito na série da HBO pelo tom sarcástico adotado pelo protagonista, bastante inteligente. Todo o elenco está muito bem em seus papéis, e consegue “segurar” o canto nas horas em que o musical honra seu gênero – mesmo sabendo que não necessariamente os atores precisam ser exímios cantores neste tipo de produção.

O filme possui também um notável esmero nos cenários, figurinos e toda a ambientação (a câmera de Joe Wright encontra os momentos ideais para percorrê-la.

Musicalmente, o longa não deixa a desejar de forma alguma, seja sob o aspecto das composições instrumentais ou das canções. Apesar de musicais melodramáticos muitas vezes se perderem e soarem chatos, o diretor dá a ‘Cyrano‘ um ritmo bastante agradável, com sequências de encher os olhos e até mesmo pitadas de ação. A narrativa é muito balanceada e flui bem, a direção é muito certeira e consegue criar um filme cheio de “singelezas” e sensibilidade, mesmo que em meio a muitos clichês desse tipo de história. Seja como for, ‘Cyrano‘ eleva este clichê ao nível de excelência ao apostar em contar uma boa história utilizando-se de todos os elementos possíveis em cena, criando a magia que sua história merece.

READ  K-POP | Brand New Music pretende realizar debut de um novo boy group no ano que vem

Nota: 4,5/5

Avalie a produção!

Autor do Post:

Paulo Rossi

administrator

Um sonhador. Às vezes idealista, geralmente pessimista e sempre por aí metido num bocado de coisas. Apaixonado por audiovisual, cearense com baita orgulho e um questionador nato com vontade de gritar ao mundo tudo que acredita.

    Continue Reading

    Previous: CRÍTICA | Amor Sublime Amor renova o musical de um jeito que só Spielberg seria capaz
    Next: FILMES | Warner divulga cena deletada de The Batman com Coringa de Barry Keoghan
    Rate article