Angeli, um dos maiores cartunistas do Brasil, encerra sua carreira como cartunista após diagnóstico de afasia

Angeli, um dos maiores cartunistas do Brasil, encerra sua carreira como cartunista ap'os diagn'ostico de afasia photo 0 a-news
Siga e Compartilhe:

O cartunista Angeli, de 65 anos, anunciou o fim da carreira nesta quarta-feira (20) como cartunista após o diagnóstico de afasia progressiva primária. Sua esposa, Carolina Guaycuru, confirmou que o cartunista recebeu o diagnóstico há alguns anos, e que no último mês a doença se agravou.

Afasia é uma disfunção de linguagem que pode envolver deficiência na compreensão ou expressão de palavras ou equivalentes não verbais de palavras. A doença é degenerativa, ou seja, a situação vai se agravando ao longo do tempo e apesar de ter tratamentos, a afasia não tem cura. Segundo a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF), esse comprometimento ocorre após um dano cerebral. A causa mais comum é o AVC, mas também pode ocorrer após um traumatismo cranioencefálico (TCE), tumor cerebral, aneurisma, infecções cerebrais e alguns tipos de demência.

Arnaldo Angeli Filho publicou seu primeiro desenho aos 14 anos, começou sua carreira na na “Folha de S.Paulo“, com a tira diária “Chiclete com Banana”, que mais tarde viria a ser também o nome da revista de quadrinhos independente lançada em 1985. Angeli foi responsável por criar vários personagens marcantes, como Rê Bordosa, Bob Cuspe, Wood & Stock e os Skrotinhos, entre outros. Angeli também teve seus trabalhos publicados pelas revistas Linus, de Milão; El Vibora, de Barcelona; Humor, de Buenos Aires, e no jornal Diário de Notícias, de Lisboa, além de ser um dos idealizadores e editores do projeto Baiacu.

Avalie a produção!

Autor do Post:

Hector Sousa

administrator

Sergipano. Bacharel em Cinema e Audiovisual. Cineasta, podcaster e improvisador. Escreve para Tribernna sobre cultura pop. Amante daquele pagodinho e fã do Miles Morales.

READ  FILMES | “Todos Estão Falando sobre Jamie” ganha trailer e data de estreia no Prime Video

    Continue Reading

    Previous: HQs | Panini lança nos próximos meses os mangás de Deadpool e Avante, Zumbis!
    Rate article